domingo, 9 de setembro de 2012


.Fruto Natural.
Depoimento de meu amado Filho Armando Aguiar



Berenice de Aguiar cresceu em uma família com pouco dinheiro, sem bens materiais e com pouca estrutura educacional. Mesmo assim, recebeu algo muito valioso dos seus familiares e o carrega até hoje. O amor e a dignidade. Isso deu-lhe base para não se intimidar com sacrifícios, lutar com amor e se fortalecer com a fé. Ela adotou uma filosofia de vida: "Se você trabalhar com louvor, poderá ir a lugares que nunca imaginou e fará o que quiser. Seu único limite será você..." Com o tempo, vi em ações que suas vitórias e superações tinham um fundamento.

Quando minha mãe trabalhava no hospital Paulino Wenerck, às vezes eu a via chorando e muito abatida. O Hospital Paulino Werneck para quem não sabe é um grande hospital público na Ilha do Governador, onde minha mãe atuou por anos e se aposentou. Não preciso citar os problemas na rede de saude pública, acho que todos já sabem e esse era o motivo do seu choro e tristeza. Ver uma vida perecer ao invés de salvá-la, deve ser frustrante e triste mesmo. E por mais competente que seja o profissional, nunca será o bastante numa péssima instituição. Num desses dias de abatimento, deitei ao lado dela na cama e ela falou com os olhos cheios de lágrimas: "'Tanta coisa precisa ser feita por essas pessoas e ninguém faz nada. Quando isso irá mudar ?" Agoniado com o choro da minha mãe, falei sem pensar: "Larga o Paulino Werneck e fica só com o consultório, mãe! O hospital paga atrasado, tudo lá é feio, você quase sempre chega triste e ganha muito mais no consultório." Me lembro como fosse hoje, minha mãe fechou a cara, enxugou as lágrimas e respondeu: "Felicidade não está ligado a quanto dinheiro você ganha, mas está ligado a diferença que você faz na vida das pessoas. E infelizmente não faço mais, porque não posso e esse é o motivo da minha tristeza. Cada criança que vejo morrer, imagino que poderia ser você e cada mãe que deixa uma família no mundo, imagino que poderia ser eu."

Hoje a minha mãe tem a oportunidade de fazer o que queria a anos atrás, ela pode salvar mais vidas e fazer a diferença naquilo que o povo precisa sempre, a saúde. Ela sabe por vivência quais são os erros na área da saúde e onde eles estão. Será um trabalho muito difícil, árduo e longo... A mudança nunca é fácil, principalmente nessa proporção, e para um bom trabalho não existe atalhos e fraqueza, só existe trabalho sério e dedicado. Usando o discurso da Michelle Obama: "Ser político não muda quem você é, só revela quem você é". E é por esse motivo, que acredito que minha mãe será uma excelente vereadora.
''Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.''

Augusto Cury







2 comentários:

berenice aguiar disse...

Este é a minha MELHOR PRODUÇÃO, sem sombra de dúvidas.
Nada no mundo o superará!!!!!

Unknown disse...

Berenice.. Acompanho seu belo trabalho de longe, mas mesmo assim gostaria de deixar meu abraço nesse momento tão difícil. A essa hora seu filho foi recebido num lugar maravilhoso.. Pra continuar a vida dele tb.. Cada um de nós vem a Terra com uma missão, a sua continua por aqui, muitos precisam de ti. A saudade é grande mas sempre terás pessoas que te amam ao teu lado, admiradores do teu arduo trabalho, e um Deus poderoso que criou dentre tantas coisas no universo, o sopro do bem que anda junto com vocês!! Um abraço forte dessa amiga que tens no Tocantins e nem conheces! Deus está contigo! OBjs Gil Doliath